terça-feira, 3 de novembro de 2009

Super Interessante / 2010: Inteligência Competitiva e Prioridades Empresariais...

Por: Alfredo Passos...

Em janeiro deste ano, estudo Gartner apontou as dez prioridades para este quase final, ano de 2009, para as empresas:
  1. Melhorar os processos de negócios;
  2. Reduzir custos empresariais;
  3. Melhorar a eficiência da força de trabalho;
  4. Atrair e reter novos clientes;
  5. Aumentar o uso de informações e análises;
  6. Criar novos produtos e serviços (inovação);
  7. Atingir mais efetivamente clientes e mercados;
  8. Gerenciar iniciativas de mudança;
  9. Expandir relacionamento com clientes atuais;
  10. Expandir para novos mercados e regiões.
Agora, passados onze meses do ano, as empresas finalizam seus planos estratégicos, planos de negócios, orçamentos, entre outros planos operacionais para 2010.


O que esperar então do próximo ano?

Dois fatos precisam ser pensados por todo profissional: Copa do Mundo e Eleições Presidenciais no Brasil.

Se entramos e saímos da crise, onde o otimismo do brasileiro se manteve em alta, com estes dois "eventos", a perspectiva geral é positiva.

Empresas que puxaram demais o freio de mão, sentiram que perderam contato com seus clientes ou consumidores, não pensaram em estratégia e sim sòmente em redução de custos, e ainda podem ter visto concorrentes ganharem posição financeira e de mercado.

Nem todos pensaram assim. Basta lembrar que uma das compras mais faladas do ano, foi a do Ponto Frio pelo Grupo Pão-de-Açúcar e ainda sua entrada na gestão da Rede Duque de postos de combustível, ainda não anunciada, enquanto escrevo este post.

Das prioridades acima mencionados pelo Gartner, arrisco a reelaborar a ordem desta lista, apontando os Top 5 empresariais para 2010:
  1. Atrair e reter novos clientes;
  2. Ter uma célula (um profissional) de Inteligência Competitiva para aumentar o uso de informações e análises, com o objetivo de garantir uma melhor tomada de decisão por parte dos gestores da empresa e diminuição dos riscos empresariais;
  3. Criar novos produtos e serviços (inovação);
  4. Atingir mais efetivamente clientes e mercados;
  5. Gestão de mudança.
E neste último tópico; Gestão de mudança, cito as idéias de Jack Welch (Exame 4 de Novembro) para reflexão.


Mudança é fator crítico para qualquer negócio. Mas a resistência é alta, uma vez que as pessoas gostam do estabelecido, por já conhecerem.
O novo representa risco, por isso quatro práticas são necessárias:
  • Associe seu projeto de mudança a um propósito ou meta bem definidos: "para que a mudança aconteça, as pessoas precisam compreender por que ela é necessária e de que forma vai afetá-las".
  • Contrate e promova quem acredita em seu projeto e põe a mão na massa: "para que as mudanças aconteçam é preciso contratar e promover gente que acredite nelas e ponha a mão na massa. Pessoas sem medo de arriscar, indivíduos curiosos e de olho no futuro".
  • Livre-se dos inimigos da mudança mesmo que seu desempenho seja satisfatório: "essa é mais difícil das quatro práticas, segundo Jack Welch. Não é fácil mandar funcionários embora. Contudo, em qualquer empresa, sempre tem gente que resiste às mudanças, por mais lógicas que elas sejam".
  • Fique atento às calamidades: "a maior parte das empresas procura tirar proveito das oportunidades óbvias. Quando um concorrente afunda, por exemplo, elas vão atrás de sua clientela. Quando aparece uma nova tecnologia, investem nela e criam novas linhas para seus produtos.
Por isso, Welch afirma que em geral, as crises financeiras e as falências produzem todo tipo de oportunidade para as empresas. E com estas quatro práticas, é possível dar conta do recado, não há o que temer.


E se Welch disse, está dito, ora pois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário